quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Projeto de Línguas - Espanhol
Professora: Kátia
Data: 28/09/2009
Recurso utilizado: Internet - Site interativo do Instituto Cervantes
Objetivo: Promover uma aprendizagem interativa e estimular a autonomia.
Desenvolvimento: As atividades eram avançadas de acordo com o ritmo de cada aprendizes. Isto elevou a auto-estima e favoreceu a aprendizagem.


A professora do projeto de Línguas com uma de suas aprendizes






quarta-feira, 23 de setembro de 2009

III FASE EJA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
DATA: 21/09/09
RECURSO UTILIZADO: WORD E O LIVRO

OBJETIVOS:


  • RECONTAR A HISTÓRIA LIDA COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS;

  • CRIAR FRASES QUE CONTAM A HISTÓRIA SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL;

  • REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA.
DESENVOLVIMENTO: OS ALUNOS HAVIAM LIDO NO LIVRO DE HISTÓRIA, UM TEXTO SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, E COM BASE NELE FORAM SELECIONADAS 5 PALAVRAS PARA QUE PUDESSEM RECONTAR A HISTÓRIA OU CRIAR FRASES. A CONSULTA AO LIVRO FOI LIVRE.


Atividade produzida pelos alunos
FOTO DE UM DE NOSSOS ALUNOS DA III FASE PRODUZINDO A ATIVIDADE ACIMA - SEU PRIMEIRO CONTATO COM O COMPUTADOR



Sr. Manoel - 68 anos

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

UM MOMENTO DE DIÁLOGO

"As informações mais úteis são aquelas transformadas em conhecimento
e que, por sua vez, são transformadas em experiências."
Data: 16/09/09

EJA VIII FASE
Nos primeiros contatos com a VII e VIII fase da EJA, mantive um diálogo com os educandos para dar um percurso as aulas que atendessem as perspectivas e ansiedades.
Durante a conversa no laboratório, com a VIII fase, percebi que de um total de 17 educandos, pelo menos 5 já tinham frequentado algum cursinho de informática e dominava bem os recursos, os demais se dividiam entre os que usavam de vez em quando a internet em lanhouses para bate papo no msn e orkut, e os que nunca tiveram contato com a informática.
Com esses e outros levantamentos traçamos nossa metodologia para as aulas seguintes.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SONS DO X

EJA III FASE
Disciplina: português
Professora: Adriana
Recurso utilizado: word
Objetivo: Trabalhar a grafia das palavras com X e compreender os seus sons.
Desenvolvimento: A professora utilizou a informática para reforçar o conteúdo já trabalhado dentro da sala de aula.



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RETROCESSO!!! PROJETO DE LEI PARA IMPLANTAR DRM NA TV DIGITAL BRASILEIRA

Um novo projeto de Lei , de autoria do Deputado José Rocha, está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. O projeto pretende substituir a Lei 6915/06, para incluir o DRM ( digital rights management) na TV digital. E sabe o que significa o DRM? É um conjunto de tecnologias que visam embutir em softwares e hardwares bloqueios e restrições ao direito das pessoas copiarem conteúdos digitais (vídeos e demais produtos audivisuais).


O projeto é defendido pela indústria do copyright e apoiada pela Rede Globo em território nacional. Querem bloquear a possibilidade de cópia no próprio aparelho da TV, denominados na lei de "terminais de acesso ao serviço de radiodifusão digital de sons e imagens comercializados no país".

Se a população não se manifestar contrária a este projeto estaremos proibidos de copiar qualquer vídeo, inclusive jogos de futebol, telenovelas e filmes licenciados ( que asseguram o direito de cópia).

SOFTWARE CARTOLA - LELIC

EJA IV FASE
Data: 11/09/09
Disciplina: Português
Recursos: internet, software CARTOLA
Objetivo: Inventar histórias usando a criatividade, e com a produção de sentido construir conhecimentos.
Desenvolvimento: Alguns alunos, ao iniciarem o jogo, construiram pequenas frases envolvendo os três elementos disponibilzados, mas aos poucos foram percebendo com a produção dos outros colegas que podiam inventar histórias, usando a criatividade.

CARTAZ SOBRE A PÁTRIA

EJA - VII FASE
Data: 04/09/09
Disciplina: Geografia
Recurso utilizada: Word, internet
Objetivo:Confeccção de cartazes pelos alunos com textos e imagens sobre a pátria.
Desenvolvimento: Próximo ao dia 07 de setembro, o professor solicitou que os alunos construissem cartazes em dupla ou trio, desenvolvendo textos, com pesquisas de imagens correlacionadas, que mais lhe interessavam, para colar no cartaz.

PESQUISA NA INTERNET - ESPANHOL

Projeto de Línguas - Espanhol
Professora: Kátia
Data: 02/09/09
Recursos utilizados: internet
Objetivo: Usar a internet para viajar pela Espanha e Barcelona, despertando nos alunos a curiosidade e autonomia para construir o seu conhecimento.
Desenvolvimento: A professora indicou os sites da Wikipédia para que os alunos desenvolvessem as suas pesquisas. Enfatizou alguns pontos importantes e deu liberdade para novas descobertas. Os links levaram os alunos a músicas, a vídeos, a paisagens, etc. Cada um se deteve naquilo que mais lhe interessava, mais o que despertou muita atenção foram as músicas em espanhol.

Esse site foi pesquisado pelos alunos, onde descobriram que podiam ouvir a música em Espanhol e realizar a tradução tanto para o Espanhol como para o português.

http://letras.kboing.com.br/ivete-sangala/si-no-te-amase-tanto-asi-espanhol/


Sites indicados pela professora: http://pt.wikipedia.org/wiki/barcelona
http://pt.wikipedia.org/wiki/espanha

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MAPA CONCEITUAL - CÉLULA

EJA - VII FASE
DATA
: 31/08/09 - SEGUNDA-FEIRA

RECURSO UTILIZADO: COMPUTADORES, PAPEL E CANETA/LÁPIS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
CONTEÚDO: CÉLULA
OBJETIVO: CONSTRUIR UM MAPA CONCEITUAL PARA REPRESENTAR E ORGANIZAR O CONHECIMENTO.

DESENVOLVIMENTO: OS ALUNOS CONSTRUIRAM O MAPA CONCEITUAL BASEANDO-SE NO CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR.