sexta-feira, 22 de maio de 2009

DIREITOS E DEVERES DO EMPREGADO DOMÉSTICO

Atividade trabalhada com o EJA - IV e II fase.
Data: 22/05/2009 - sexta-feira
Tema trabalhado: Direitos e deveres do trabalhador doméstico
Objetivos:
Reconhecer que o trabalho doméstico possui várias categorias e leis específicas que estabelecem seus direitos e deveres.
Aplicar conhecimentos algébricos em situações reais dos aspectos legais que envolvem o trabalho doméstico.
Desenvolvimento: A professora iniciou contando um pouco da história do empregado doméstico, no Brasil, ressaltando a regulamentação da profissão com o advento da Constituição Federal e posteriormente com uma Lei específica. Foi feito algumas perguntas a classe, como: conhecem empregadas domésticas que trabalham sem carteira assinada? O que é mais vantajoso ser diarista ou mensalista?etc.. Foi apresentado o entendimento dos tribunais quanto ao reconhecimento do vínculo da empregada doméstica e da diarista. Foi apresentado o valor do salário da empregada doméstica e os direitos e deveres destes empregados para posterior conclusão das vantagens de ser diarista ou ser mensalista. Neste aspecto a professora abriu caminho para se trabalhar com alguns cálculos sobre o 13º salário, férias, etc.



2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-la pelo blog que está com ótimas ferramentas.
    A proposta da atividade é boa,foram trabalhadas de forma interdisciplinar, explorando os conteúdos dos diferentes componentes curriculares, como por exemplo sobre os temas Direitos e deveres do trabalhador doméstico, Gravidez - do Embrião ao Feto, mas como não é possível visualizá-la as atividades tive dificuldade para avaliar.

    Viviane Pereira
    Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação

    ResponderExcluir
  2. As atividades não estão disponíveis ainda, porque, estão acontecendo por etapas. Primeiramente os conteúdos foram expostos, com filmes, slides e esplanação pelo professor. A proposta é dar continuidade com atividades interdisciplinares no decorrer do semestre.
    Obrigada pelo estímulo.
    Wanessa

    ResponderExcluir