Data: 19/06/2009
Recurso utilizado: Programa da Microsoft - Word,dicionário.
Disciplina trabalhada: Português
Objetivos:
Usar o dicionários no ensino da leitura e escrita, especificamente nas palavras com C e Ç.
Desenvolver competências e habilidades na consulta ao dicionário,
Ensinar aos alunos a localizar a seção alfabética de interesse, situar-se na seção com base nas palavras guias (que vêm no alto da página para indicar quais são a primeira e a última palavra).
Desenvolvimento: A professora iniciou a atividade dando exemplos da importância do uso do dicionário em diversas tarefas, e explorou o Alfabeto para realizar consultas com as palavras com C e Ç.
A atividade criada no word, partiu de situações de uso da língua, de leitura e produção de frases pelos alunos, carregando o dicionário a idéia da descoberta.
Foi muito produtivo para os alunos trabalhar as palavras com C e Ç, utilizando o dicionário para corrigir as palavras escritas com erros ortográficos sinalizadas pelo Word - houve feedback.
Foi também importante, explicar que os dicionários distribuídos são de propriedade das escolas e não mais do aluno.
ATIVIDADE PROPOSTA NO WORD COM O AUXÍLIO DOS DICIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS PELO MEC/PNLD
Os alunos da EJA ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos.
ResponderExcluirAs atividades apresentaram um bom nível de criatividade e dinamismo, atingindo os objetivos propostos pelo professor e proporcionando aos alunos acesso ao recurso do software utilizado (Word).
Parabéns!
Viviane Pereira
Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação
Parabéns pelo blog. Nunca deixe de se entusiasmar pelo trabalho, pelo amor, pela educação.
ResponderExcluirConte com o DID!
Abraços Leandro Ferreira (DID)