sábado, 4 de julho de 2009

FUSOS HORÁRIOS

V FASE

Data: 03/07/2009
Recursos utilizados: Paint, quadro branco.
Disciplina: Geografia
Objetivo: Construção do Globo Terrestre com os meridianos das longitudes, que são mútiplos de 15°, tomando-se com referência o Meridiano de Greenwich, para compreender os fusos horários.
A partir dos preconceitos expostos nesta atividade os alunos desenvolverão outras tarefas correlatas posteriormente.
Desenvolvimento: O professor desenhou os meridianos de longitude no quadro explicando aos alunos, que o planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.

O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.

Com essa explicação o professor solicitou aos alunos a atividade abaixo exposta.

Globo terrestre com os meridianos de longitude e de Greenwich - Traçando os fusos horários

Um comentário:

  1. Wanessa, muito bom ver a qualidade das atividades elaboradas por você, pois, entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. É justamente o que você tem realizado com suas atividades.
    Elas mostram-se atuais, explorando os sites mais acessados da net como o da uol - educação, aliando-os aos conteúdos curriculares de forma agradável e dinâmica. Continue assim.

    Um abraço
    Tatiana Maciel
    Coord. de Tecnologia Aplicada à Educação

    ResponderExcluir