sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Que tal produzir menos lixo?

EJA IV FASE
DATA: 21/10/2009
PROFESSORA: MARIA DO CARMO
RECURSO UTILIZADO: TEXTO, INTERNET
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
OBJETIVOS:


  • Identificar o alcance do problema ambiental gerado pelo lixo e discutir possíveis alternativas com relação ao seu aproveitamento;
  • Promover uma conversa participativa entre os aprendizes para relacionar as experiências trazida pelos mesmos com os problemas que afetam o mundo;
  • Identificar produtos recicláveis ou não;
  • Relacionar o texto as disciplinas de história, matemática, português e ciências;
DESENVOLVIMENTO: Nossa aula não se dará em um dia apenas. Teremos vários momentos para aproveitarmos os assuntos que foram tratados no texto RRR: AS TRÊS LETRAS QUE PODEM SALVAR A NATUREZA. Neste primeiro dia deixamos a aula fluir com o bate papo dos aprendizes. E partir do que era dito por eles percebemos que iam construindo conceitos e identificando que um dos problemas do lixo está justamente na sua elevada produção. E que isso acarreta o desperdício de recursos naturais e a contaminação do meio ambiente. No decorrer da conversa surgiram várias dúvidas e curiosidades, dentre elas: Nós ajudamos a produzir esse lixo? Quais os materiais que geram esse lixo? O que significa classificar o lixo? Existe coleta seletiva de lixo na nossa cidade? Devemos conferir a validade dos produtos antes de comprá-los? O que significa aquele nº no fundo da caixa de leite?

Sem perceber relacionaram muitos aspectos tratados no texto. Para sanarmos algumas dúvidas resolvemos utlizar a internet para pesquisas. Desse primeiro contato da IV fase com a internet demos início a algumas noções de buscas.

Apresentamos alguns buscadores e ensinamos alguns métodos de pesquisas. Nas pesquisas descobriram que existem milhões de informações sobre o mesmo assunto; que nem todas são verídicas; que devemos buscar informações em sites oficiais, etc.

Como demonstraram muita curiosidade e dúvida sobre o significado do nº no fundo da caixa de leite indicamos o site http://www.google.com.br/ , onde os aprendizes puderam tirar as suas conclusões.

NOSSOS APRENDIZES

Nenhum comentário:

Postar um comentário