quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CONTANDO HISTÓRIAS - continuação


EJA - IV fase

Data: 25/11/2009

Professora: Maria do Carmo

Conteúdo trabalhado: Português

Recurso utilizado: Word e internet

Site utilizado: dia-a-dia educação

Objetivo: Desenvolver a escrita, a criatividade e a autonomia para produzir histórias.

Desenvolvimento: Nesta aula demos continuidade a produção do dia 19/11/09. Tratando-se de uma atividade que exige muitas habilidades como esta, e considerando que os aprendizes estão num processo de inclusão digital, as nossas aulas costumam ser mais lentas.

A professora havia pedido para os aprendizes concluírem suas histórias em casa, escrevendo no caderno, para evitar esquecimentos, incentivar a escrita e agilizar a digitalização no computador na aula do dia 25. Neste dia, infelizmente alguns não vieram a escola e deixaram de dar prosseguimento no trabalho. No entanto, os que estavam presente produziram histórias com criatividade e entusiasmo.

Apenas uma das aprendizes trouxe sua produção desenvolvida em casa, isto colaborou no tempo, pois com o apoio do colega ( trabalho em dupla) e da professora pode dedicar-se mais na ortografia, pontuação, etc.

Para aqueles que dariam sequencia em suas produções na aula, ligamos um computador para que todos pudessem assistir novamente a história.

Ressalta-se que esse tipo de atividade - produção de escrita, tem sido muito construtiva para os aprendizes, uma vez que de início apresentam muita dificuldade para escrever. Assim procuramos partir dessa realidade para aproximar a escola da vida dos aprendizes e facilitar a aprendizagem. Trabalhamos com atividades simples facilitando a familiarização do aprendiz com o computador, e a medida que percebem que são capazes de trabalhar com a máquina elevam sua auto estima e sentem-se estimulados a aprender os conteúdos propostos.

De pouco a pouco vão perdendo o medo de errar, de arriscar, de ensaiar, de ousar, de improvisar de discutir e até mesmo de pensar. Incentivamos o pensar com criatividade e não buscamos respostas certas ou erradas, mas sim procuramos levar o aprendiz a analisar as respostas. Desta maneira conseguimos obter produções belíssimas como as expostas no flick acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário