segunda-feira, 13 de julho de 2009

II Fase
Data: 10/07/2009
Recurso utilizado: Word
Disciplina: História/ Geografia
Objetivos: Verificar se a participação dos alunos no Projeto Raízes, desenvolvido pelo escola, e trabalhado pela professora, relacionado ao Bairro, se deu de forma eficiente atendendo aos objetivos propostos do referido Projeto.
Desenvolvimento: A professora, com base em um trabalho desenvolvido pelos alunos, sobre o bairro, aplicou uma avaliação abordando os assuntos os pertinentes.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA



segunda-feira, 6 de julho de 2009

CALCULANDO OS FUSOS HORÁRIOS

VI fase
Data: 06/07/2009
Disciplina: Geografia
Recurso utilizado: Internet e Word
Objetivos:

  • Calcular a diferença de horários entre duas localidades situadas em qualquer lugar do planeta, consultando o mapa do site abaixo indicado;
  • Localizar os paises;
Desenvolvimento: O fuso horário de referência, em relação ao qual as diferenças de horários são computadas, tem como linha central o Meridiano de longitude igual a 0º, que passa nos arredores de Londres, na Inglaterra, na localidade de Greenwich;
O professor ainda orientou que para saber se vai somar ou diminuir a hora,deve-se ter em mente o movimento de rotação, que ocorre de oeste para leste.Assim, sempre que estivermos a procura de um horário na direção leste, soma-se, e na direção oeste, diminui-se.

Consultar o site : http://www.guiageo-mapas.com/fusos.htm


sábado, 4 de julho de 2009

FUSOS HORÁRIOS

V FASE

Data: 03/07/2009
Recursos utilizados: Paint, quadro branco.
Disciplina: Geografia
Objetivo: Construção do Globo Terrestre com os meridianos das longitudes, que são mútiplos de 15°, tomando-se com referência o Meridiano de Greenwich, para compreender os fusos horários.
A partir dos preconceitos expostos nesta atividade os alunos desenvolverão outras tarefas correlatas posteriormente.
Desenvolvimento: O professor desenhou os meridianos de longitude no quadro explicando aos alunos, que o planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.

O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.

Com essa explicação o professor solicitou aos alunos a atividade abaixo exposta.

Globo terrestre com os meridianos de longitude e de Greenwich - Traçando os fusos horários

quinta-feira, 2 de julho de 2009

OPERAÇÕES MATEMÁTICAS INTERATIVAS

II Fase
Disciplina: Matemática
Recurso utilizado: Internet - site da uol educação; caderno e lápis
Objetivos: Trabalhar operações matemáticas de adição e subtração;
O aluno deverá saber montar as operações no caderno, para então respondê-las
Proporcionar o feedback com o erro.


Desenvolvimento:O professor orientou os alunos a acessarem o site com as Operações Matemáticas, e observou o aproveitamento dos mesmos na execução das operações, uma vez que tiveram que efetuar as contas no caderno para depois inserirem o resultado. O erro permitiu o feedback, na medida que os alunos puderam constatar onde erraram para então acertar.









TABELA PERIÓDICA

VIII Fase
Data: 29/06/2009
Disciplina: Química
Recurso utilizado: word e internet
Objetivo: O aluno deverá consultar o site da tabela periódica abaixo para exercitar algumas atividades no Word.



Desenvolvimento: Os alunos foram conduzidos a acessarem o site indicado, observarem as características dos elementos químicos e responderem os exercícios propostos no Word.

Atividade de química com consulta a site